NIC.br

Ir para o conteúdo
12 NOV 2007

Fórum vai discutir administração de recursos críticos da internet






Veículo: Telesíntese
Autora: Miriam Aquino
Data: 12/11/2007
Assunto: IGF

O Fórum de Governanca da Internet (IGF), que comecou hoje. 12 de novembro, no Rio de Janeiro, tratará de um tema que é muito caro aos brasileiros: a administração dos recursos críticos (como números IP, nomes de domínios e a própria infra-estrutura de telecomunicações). Esse tema será pela primeira vez discutido nessa organização. Além dele, serão debatidas, durante quatro dias, as questões vinculadas ao acesso, diversidade, abertura e seguranca da Web.

Em seu pronunciamento na abertura do evento, o ministro da Ciencia e Tecnologia, Sergio Rezende, fez um balanco das iniciativas e assinalou que, este ano, devido aos incentivos fiscais concedidos, a industria de informática produzirá 10 milhoes de computadores para o mercado brasileiro.

Anriete Esterhlysen, presidente da entidade nao governamental APC (Association Programing and Communication) lembrou que no mundo existem 5 bilhões de pessoas que não tem acesso à internet, e que a governanca da rede deve estar sob domínio público. O espaço público traz também implicações sociais, afirmou.