NIC.br

Ir para o conteúdo
15 JUN 2007

Febraban endossa domíno b.br para setor financeiro






Veículo: Convergência Digital
Data: 15/06/2007
Autora: Ana Paula Lobo
Assunto: Domínios

A Federação Brasileira de Bancos endossou a gestão, através de um serviço batizado de DNSSEC, prestado pelo Nic.Br, de um domínio - b.br - para as instituições financeiras associadas à entidade. Com esse domínio, os bancos ganham uma assinatura digital para os domínios. "Os consumidores terão a certeza que a página que está sendo acessada é a página requisitada", explicou Frederico Neves, diretor de Serviços e Tecnologia do Registro.br.

O Brasil é o quinto país do mundo a implementar o standard 'DNSSEC', que concede maior segurança aos domínios Web. Os outros países são a Suécia, a Bulgária, a Rússia e Porto Rico. Neves, do Registro.br, explica que a Suécia foi o país que motivou a adoção do standard, criado pelo IETF, no mundo. E, naquele país, os bancos foram os grandes alavancadores da tecnologia.

Aqui, o serviço foi lançado no início do mês e está disponível para alguns domínios. Entre eles, o gov.br. Agora, a Febraban irá endossar o b.br. Neves garante que o serviço não terá qualquer custo para o consumidor. E o propósito da regra é a de aperfeiçoar o sistema de DNS - Domain Name Systems, que existe desde 1986. "É uma tentativa de minimizar as falhas no uso da Internet, uma vez que haverá uma rede segura, com assinatura digital, para os bancos", afirma Neves.

Ele explica que o consumidor final não terá que modificar qualquer hábito de navegação em função dessa ferramenta. "O consumidor não precisa ter uma assinatura digital. O processo acontecerá dentro dos servidores dos provedores de acesso, cerca de 300 em todo o Brasil", afirma o executivo do Registro.br.

O domínio b.br será gerenciado pela Febraban e só será concedido às instituições que forem autorizadas pela entidade. O próximo domínio neste modelo deverá ser ofertado para o Judiciário. Neste caso, seria o j.br, que ficaria sob a administração do Conselho Nacional de Justiça.

O serviço DNSSEC está disponível, hoje, para os seguintes domínios: blog.br, eng.br (engenheiros), eti.br (para empresas de TI) e gov.br, que está sob a responsabilidade da Secretaria de Logística do Ministério do Planejamento do governo Federal. O anúncio da Febraban com relação ao domínio b.br aconteceu no CIAB 2007, evento do setor financeiro realizado na capital paulista