NIC.br

Ir para o conteúdo
12 NOV 2007

Exclusão digital precisa de solução, afirma subsecretário da ONU






Veículo: TI Inside
Data: 12/11/2007
Assunto: IGF

Há um grande hiato digital entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento que precisa ser resolvido e a internet pode ser uma ferramenta poderosa no sentido de acelerar o crescimento de todas as nações. A avaliação é do subsecretário do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da Organização das Nações Unidas (Desa/ONU), Sha Zukang.

Para ele, as novas oportunidades econômicas que a internet oferece têm uma clara ligação com o mundo social, principalmente em termos de liberdade de expressão e livre circulação de informação e idéias.

Os meios de diminuir a exclusão digital no mundo estão sendo discutidos no 2º Fórum de Governança da Internet, que acontece no Rio de Janeiro até a próxima quinta-feira (15/11).

Zukang, no entanto, considera que a Icann, órgão que controla a concessão de domínios de internet no mundo, ligado ao Departamento de Comércio dos EUA, “funciona bem”, de modo geral. A sucessão da entidade é o principal assunto em discussão no fórum. A avaliação do subsecretário contrasta com a do ministro de Assuntos Estratégicos do Brasil, Mangabeira Unger, que destacou que a totalidade dos países, excetuando os Estados Unidos, não mais admite que uma única potência tenha a palavra final. Ele reiterou que os participantes do fórum devem exigir a participação na estrutura de governança da internet.

Zukang destacou que o evento visa trocar idéias e experiências e, depois, buscar metodologias melhores. Ele defendeu a proteção da propriedade intelectual na internet, salientando que “sem a proteção dos direitos, não haverá incentivos ao desenvolvimento nem haverá inovações. E esse é um dos lados da moeda”.

Outro aspecto a considerar na governança da internet seria o custo de acesso para os países em desenvolvimento. Para chegar ao equilíbrio e a uma situação em que todos ganhem, Zukang sustenta que é preciso que haja estímulos à continuidade do processo de desenvolvimento de inovações e, ao mesmo tempo, que as nações emergentes tenham acesso às tecnologias necessárias para o seu desenvolvimento.

Em relação a denúncias de censura na internet em alguns países, como a China, o representante da ONU afirmou que “todos nós somos a favor da liberdade da informação. Isso é algo básico nos direitos humanos. É por isso que a internet é útil”. Zukang alertou, por outro lado, que liberdade não significa ter direito a fazer qualquer coisa, referindo-se ao uso da rede mundial de computadores para a disseminação de idéias terroristas ou ainda de pornografia. “Pelo que eu entendo, deve haver liberdade sim, mas também tem que haver um meio de regulamentar isso”, avaliou Sha Zukang.