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09 NOV 2006

Exclusão digital ainda atinge maioria dos brasileiros, mostra pesquisa






Arquivo do Clipping 2006

Veículo: O Globo Rio de Janeiro
Data: 09/11/2006
Assunto: Indicadores

Do total da população, 54% nunca usaram computador

SÃO PAULO. Apesar dos incentivos do governo para a aquisição de computadores, e do aumento do número de domicílios que utilizam esse equipamento no país, a exclusão digital continua atingindo a maioria dos brasileiros. Do total da população atual, 54,4% nunca usaram um computador na vida, e 67% simplesmente desconhecem o gosto de navegar pela internet. Os dados constam da "II Pesquisa sobre uso de Tecnologia da Informação e da Comunicação do Brasil" (TIC Domicílios 2006), divulgada ontem pelo Comitê Gestor da lnternet (CGI.br), entidade que reúne representantes do governo e da sociedade civil. E revelam que muito pouco se avançou na luta contra a exclusão.

Há um ano, na primeira versão da pesquisa, 55% da população nunca haviam operado um computador, enquanto 68% jamais tinham navegado na internet. Do ano passado para cá, houve um aumento na fatia dos domicílios com pelo menos um computador no país, de 16,6% para 19,6%. E também na dos que dispõem de acesso à internet, que passou de 13% em 2005, para 14,5%.

Cresce posse de computador nas classes B e C

A pesquisa, avalia Rogério Santana, conselheiro do CGI.br, mostra que os fatores socioeconõmicos ainda são determinantes para permitir o acesso às novas tecnologias no país. A concentração cio acesso a computadores e ser-viços de internet nas grandes regiões metropolitanas, entre famílias mais ricas e com maior nível de escolaridade, também verificada pelo estudo, confirmam tal situação.

— Nossas desigualdades sociais se reproduzem na pesquisa — sintetiza Santana, ressaltando que o objetivo do es-tudo é mapear o uso da internet no país, de modo a subsidiar ações para ampliar à inclusão.

Segundo Santana, também é possível notar alguns avanços em relação aos resultados do ano passado, como um aumento na posse de computadores em famílias das classes B e C, e o uso maior das chamadas LAN Houses (centros de acesso público à internet).

A versão 2006 do estudo do CGI.br baseou-se em 10.510 entrevistas com pessoas residentes em zonas urbanas das cinco regiões do país.