NIC.br

Ir para o conteúdo
01 JUL 2008

Estudo revela atividade do consumidor na Web 2.0






B2B Magazine - 01/07/2008 - [ gif ]
Assunto: Indicadores

O Brasil é um dos países com maior utilização de blogs e sites de comunidades, que compõem a chamada Web 2.0 - um conjunto de plataformas de colaboração coletiva que está mudando a maneira como as pessoas interagem com marcas, produtos e informações. cerca de 22 comunidades reúnem mais de 160 mil investidores e interessados em finanças pessoais.

Ao mesmo tempo, os brasileiros quebram sucessivos recordes de utilização da rede no domicílio, compram mais computadores do que televisões (segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, em 2007 foram vendidos 10,1 milhões de computadores, um aumento de 23% em relação ao ano anterior), já utilizam a rede mais do que os caixas de agências e call-centers bancários e passam a investir mais em ações e títulos financeiros.

De acordo com o estudo, os tópicos mais comentados sobre uma ação ou cotação em comunidades especializadas do em sites de comunidade geram em média 166 comentários. Dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil indicam que mais de 70% dos brasileiros das classes A/B utilizam regularmente a rede, e dados da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) apontam que em abril mais de 220 mil pessoas utilizaram o Home Broker - sistema de negociação de ações pela Internet - um crescimento de 105% em 12 meses. As transações efetuadas pela Web já respondem por 12% do volume total negociado em Bolsa.

Este é o primeiro estudo comercial sobre o assunto no Brasil e o Ibope utilizará o aprendizado para desenvolver pesquisas ainda mais detalhadas com os internautas sobre como as opiniões postadas on-line influenciam o processo de compra. O estudo está disponível na íntegra no site do Ibope.