NIC.br

Ir para o conteúdo
24 MAR 2008

Estudo diz que dados no universo digital vão explodir em três anos






O Globo Online - 24/03/2008 - [ gif ]
Assunto: Indicadores

Se o leitor imaginar que um byte seria equivalente a um átomo no universo digital dos computadores e da internet, seria possível dizer que o número de "átomos" digitais no universo cyber já ultrapassou o de estrelas no universo real. E esse número só faz se expandir. Quem arrisca essa comparação são os analistas da consultoria IDC, num estudo que aponta uma nova hiperexplosão digital para os próximos anos, como mostra matéria publicada nesta segunda-feira no suplemento InformáticaETC do jornal O Globo. Segundo o estudo, o universo digital comporta hoje, em informações, 281 exabytes, ou 281 bilhões de gigabytes - 10% além das expectativas mais gordas - e, dentro de três anos, esse número vai quase decuplicar.

E o que nós, brasileiros, temos a ver com isso? Muita coisa, ora. É que, quase ao mesmo tempo em que foi liberado o relatório, o CETIC.br- Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação, do NIC.Br - divulgou um estudo mostrando avanços no uso de computadores pessoais e da internet no Brasil. E pelo menos uma das razões da explosão de dados digitais é o aumento do acesso ao ciberespaço nos países emergentes.

O relatório do CETIC.br, que analisa como o brasileiro anda mexendo na grande rede aponta para uma mudança do perfil social do país nos últimos dois anos. Embora o uso da internet em residências se mantenha no nível dos 40%, ela está chegando às classes menos favorecidas através de lugares como cibercafés e LAN houses, que proliferam cada vez mais no país.