NIC.br

Ir para o conteúdo
10 MAI 2017

Entenda a importância do registro de marca e site para proteger sua empresa


Administradores - 09/05/2017 - [gif]


Autor: Franklin Gomes
Assunto: Registro de domínio

Se você possui um negócio, seus produtos e serviços provavelmente contam com uma marca e é por meio dela que sua empresa se diferencia no mercado. Porém, se você não tomou o cuidado de registrá-la, a exclusividade sobre o uso da sua marca está em risco. Isso quer dizer que você pode, a qualquer momento, ver seus concorrentes reproduzindo ou imitando uma das coisas mais valiosas para a sua empresa, sem poder reivindicar nada.

Para evitar que isso aconteça, é fundamental promover o registro de marca, bem como, seu domínio na internet. Isso impede que outros façam uso do que é seu e lucrem em cima de seu trabalho e reputação no mercado.

Porque e como fazer o registro de marca

O registro de marca te dá garantias contra o uso indevido, protegendo sua empresa da concorrência desleal e atos de má-fé praticados por terceiros. Ele traz valor para sua marca e permite que a sua atuação no mercado seja muito mais segura. Isso sem contar na viabilização de transações comerciais nas quais a sua marca é o maior objeto de negociação.

O registro de marca ainda traz as seguintes vantagens:

  • garante exclusividade de sua utilização em todo o país;
  • Impede a utilização de sinais idênticos ou semelhantes;
  • possibilita licenciar seu uso, mediante remuneração;
  • não há o risco de ser obrigado a mudar a marca ou suspender a sua utilização;
  • fideliza a clientela ao servir de centro de referência e atração;
  • garante o retorno no investimento em propaganda e marketing;
  • permite a indenização se verificada a utilização indevida por terceiros;
  • agrega a valor da marca em seu capital social.

O registro de marca é uma maneira de proteger sua empresa de abusos e fraudes. E o simples ato de iniciar o processo de registro já te garante uma série de direitos.

Por ser um processo lento (dura em média 2,5 anos) e complexo, é aconselhável que você procure uma empresa com boa experiência no mercado para realizar e acompanhar seu pedido de registro. Essa solicitação deve ser feito, por meio eletrônico, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Registrando seu domínio na internet

Atualmente, o registro de seu domínio na Internet é tão importante quanto o registro da sua marca, já que a presença online se tornou essencial para qualquer negócio.

Um domínio nada mais é que um nome de fácil memorização e é usado para localizar e identificar sites na Internet. É por meio desse endereço que seus clientes e parceiros terão acesso ao seu site, e-mails e outros dados da empresa.

Registrando o domínio, você impede que outras pessoas usem o nome de sua empresa na internet, lucrando em cima do seu trabalho e até mesmo aplicando golpes em seus clientes potenciais.

O processo para registro de domínio é muito simples e barato. Pode ser feito por você mesmo, basta seguir os seguintes passos:

1. Acesse o site Registro.br;

2. Verifique se o domínio que você deseja registrar já não está sendo usado por outra pessoa;

3. Se o endereço estiver disponível para ser registrado, será necessário incluir seus dados pessoais e será preciso ainda criar uma senha dentro no sistema.

4. Com o cadastro efetuado, é hora de realizar o registro do domínio, informando o CNPJ da empresa. Nesse momento será solicitado também o pagamento de uma taxa anual de R$ 40,00.

Como você percebeu, não é preciso ter um site para registrar seu domínio. Porém, na atualidade, é fundamental investir na presença digital de sua empresa na internet. Marketing digital, perfis em redes sociais, site ou blog sempre atualizado alavancam vendas e facilitam a vida de seus clientes.

Então, após o registro do domínio, é aconselhável pensar na construção do site da empresa, ou pelo menos uma página simples de apresentação para que aqueles que estão a procura do seu negócio encontrem alguma informação.

Gostou do texto? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e garanta que mais pessoas entendam a importância do registro de marca e site para o seu negócio.

Para receber uma consultoria do nosso time basta entrar em contato através do telefone: (11) 3090 - 4477 / contato@fgmarcas.com.br