NIC.br

Ir para o conteúdo
20 MAR 2006

Empresas priorizarão combate às fraudes digitais em 2006






Veículo: B2B Magazine
Data: 20/03/2006
Assunto: Segurança

O gerenciamento de risco e segurança da informação está se tornando uma das principais preocupações dos gestores de Tecnologia de Informação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Peritos em Tecnologias Digitais e Telecomunicação (IPDI), especializado em investigações de crimes digitais, em 2005 os bancos e administradoras de cartões tiveram um prejuízo de aproximadamente R$ 300 milhões com os crimes digitais, o triplo do número registrado no ano anterior.

Já as tentativas de ataque aos computadores das empresas cresceram quase 600% desde 2004, segundo o Centro de Estudos, Respostas e Tratamento de Incidentes de Segurança (CERT.br).

Diante dos riscos cada vez maiores, as empresas estão passando a adotar uma nova atitude diante do problema. Além das barreiras contra as invasões (firewall, anti-vírus, anti-spyware etc), começam a investir em sistemas capazes de antecipar as ações dos criminosos digitais. Esta nova tendência na área de prevenção de segurança de informações será uma das principais atrações da Security Week Brasil - Conferência e Exposição Internacional de Gerenciamento de Risco e Segurança da Informação, que será realizada entre os dias 27 e 29 de março em São Paulo.

Um dos destaques do evento é o sistema de monitoramento Catbird, que usa a mesma metodologia dos crackers para vasculhar constantemente a rede interna e externa (exposta na internet) à procura de vulnerabilidades que facilitem as invasões. ''Dessa forma, a solução antecipa a ação dos crackers, permitindo corrigir as falhas de segurança antes que sejam descobertas'', explica Sérgio Leandro, diretor da OS&T, empresa que representa a Catbird no Brasil.

Toda rede é monitorada simultaneamente 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano e com atualizações de checagem a cada dois minutos. ''Como o monitoramento é realizado em todos os possíveis canais de entrada, o Catbird assegura a segurança do sistema'', destaca. Embora possa ser utilizada por qualquer empresa, a solução é indicada sobretudo para as companhias que trabalham com informações confidenciais de seus clientes, como instituições financeiras, comércio eletrônico e até mesmo laboratórios médicos.

No Brasil, a Unimed é uma das empresas que já faz uso do sistema para proteger informações confidenciais de pacientes, médicos e clínicas conveniadas.

O evento acontecerá no Hotel Transamérica, à Avenida Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro - São Paulo, das 8h30 as 21 horas.