NIC.br

Ir para o conteúdo
01 JUN 2010

Em 3 anos, acesso a celular no Brasil cresceu 21%






Revista Galileu - 06/2010 - [ gif ]
Autor: Tiago Mali
Assunto: Pesquisa TIC

Proporção de domicílios brasileiros com acesso a telefones móveis cresceu mais no Nordeste e Norte e entre as classes mais baixas

Os números de celulares estão se multiplicando no Brasil, em todos os sentidos. De acordo com dados da nova pesquisa do Centro de Estudos Sobre Tecnologia da Informação divulgados nesta terça-feira (6/4) e analisados pela Galileu, a proporção de brasileiros com os telefones cresceu 21% nos últimos três anos (de 2006 a 2009). Antes, eram 67,6% de domicílios nos quais pelo menos alguém tinha o aparelho. Agora, são 82%.

Todas as regiões passaram a contar com mais aparelhos, mas foram o Norte (crescimento de 36%) e o Nordeste (32%) que lideraram o aumento. O País parece caminhar no sentido de que todos de áreas urbanas consigam ter um telefone móvel. Que mais ganhou acesso nesse período foram as classes D e E, nas quais 59% já tem acesso a um aparelho. Agora, ter telefone com acesso a internet só é realidade ainda para menos de um quarto das pessoas com celular. Para a pesquisa da TIC, foram feitas entrevistas em 16.854 domicílios de área urbana.