NIC.br

Ir para o conteúdo
10 NOV 2007

Eleição no CGIbr será definida com segundo turno






Veículo: FNDC
Data: 10/11/2007
Assunto: Eleições CGI.br

As eleições para o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), de 01 a 5 de novembro, resultaram empate em vagas para representantes do Terceiro Setor e para Provedores de Infraestrutura de Telecomunicações. Haverá segundo turno.

Entre os dias 01 e 05 de novembro aconteceram as eleições para o Comitê Gestor da Internet, o CGI. Com a participação de 77% dos votantes, o resultado apontou empate para representantes do Terceiro Setor e para Provedores de Infraestrutura de Telecomunicações, levando a eleição para segundo turno.

Everton dos Santos Rodrigues e Marcelo Fernandes Costa, tiveram 25 votos cada, empatando a decisão pela ocupação da quarta cadeira de titular do Terceiro Setor. Para representantes de Provedores de Infraestrutura de Telecomunicações, Alexandre Annenberg Netto e Ercio Alberto Zilli também empataram com o mesmo número de votos.

Mário Luís Teza, Carlos Alberto Afonso e Gustavo Gindre Monteiro Soares foram os representantes eleitos do Terceiro Setor. Para o segmento de Comunidade Científica e Tecnológica, Nelson Simões da Silva, Lisandro Zambenedetti Granville e Flávio Rech Wagner. Jaime Barreiro Wagner para Provedores de Acesso e Conteúdo da Internet, Henrique Faulhaber para as vagas pela Indústria de Bens de Informática, Telecomunicações e Softwares e Nivaldo Cleto pelo Setor Empresarial Usuário.

A data para o segundo turno será definida na próxima reunião da comissão eleitoral, que aguarda apenas o fim do prazo para a entrada de recursos. A divulgação da data e da lista dos candidatos será feita no site do CGIbr ( http://www.cgi.br/index.html ) no próximo dia 19.

Perfil dos candidatos do Terceiro Setor
Everton dos Santos Rodrigues - É técnico em tecnologias livres, integrante do Projeto Software Livre Brasil e pesquisador no Projeto Casa Brasil, do governo federal (na área de inclusão digital). Também atua na criação de interfaces para aproximação dos movimentos sociais à internet e à utilização do software livre. Participou da organização de todas as edições do Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre, e foi um dos debatedores do assunto no Fórum Social Mundial - Acampamento Intercontinental da Juventude. A promoção da sustentabilidade pelo paradigma da Economia Solidária é outro aspecto importante de seu trabalho.

Marcelo Fernandes Costa - É administrador de empresas, fundador e presidente do Comitê pela Democratização da Informática em Pernambuco e membro executivo para América Latina e Caribe da Non-Commercial Users Constituency (NCUC). Também é fundador e conselheiro do Instituto Porto Digital de inclusão social e líder parceiro da Fundação Avina, de desenvolvimento social e liderança para América Latina e Caribe.

(Com informações do site Observatório do Direito à Comunicação)