NIC.br

Ir para o conteúdo
15 JAN 2008

Domínio primário .jus será de uso exclusivo do Judiciário






WNews - 15/01/2008 - [ gif ]
Assunto: jus.br

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) aprovou resolução que padroniza os endereços eletrônicos do poder Judiciário. Para facilitar acesso de internautas a sites do sistema judiciário, foi estabelecido o domínio primário ".jus" e será permitida a utilização de caracteres diferenciados, como o hífen e a cedilha.

Assim, o termo "justiça" pode ser escrito corretamente, com o uso de cedilha, e não mais com "c" como era adotado anteriormente. Nota ofical do CNJ explica que, ao longo dos anos, os sites e domínios do Poder Judiciário foram estabelecidos sem um padrão mínimo.

A partir de agora será seguida uma tabela que segue uma única lógica de nomenclatura, a qual deve ser "clara e intuitiva, de forma a facilitar o cidadão o acesso às informações que precisa, sem necessidade de conhecer suas ramificações e particularidades", segundo a resolução 45, publicada no Diário da Justiça do dia 21 de dezembro de 2007.

Os tribunais terão 90 dias a partir da publicação para fazer as alterações necessárias ao cumprimento da medida. O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC-BR) fará a verificação das exigências técnicas de segurança de nomes de domínios.