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17 ABR 2015

Do e-commerce para o m-commerce


ClienteSA - 16/04/2015 - [gif]


Assunto: Indicadores Cetic.br

Cada vez mais, empresas presentes no varejo online também precisar estar no mobile

Assim como os internautas, as empresas sofrem uma grande pressão para se adaptarem ao mundo tecnológico e estarem sempre atualizadas nas inovações. O novo consumidor quer a facilidade de realizar uma compra, a velocidade para se conectar com pessoas de qualquer lugar do mundo e a eficiência de contratar um serviço com um simples toque na tela de um dispositivo móvel. Entre outras tantas expectativas. Dessa forma, para conseguir atendê-las e garantir a competitividade no mercado, empresas que já atuam como e-commerces veem hoje uma necessidade de aumentarem o desempenho como m-commerces. Ou seja, também se fazerem presentes no ambiente móvel. E, quanto antes começarem, melhor.

Cesar Bonadio, CEO da Viewit Mobile, alerta que "os internautas têm, hoje, o celular como primeira tela, e é por aí que esse potencial cliente vai conhecer e possivelmente adquirir produtos ou serviços". Assim, ele elencou uma lista com os cinco motivos pelos quais todo e-commerce deve se apressar para se tornar m-commerce:

- Mudanças no Google: recentemente, o Google anunciou mudanças em seu algoritmo de busca que entrarão em vigor a partir de 21 de abril. Os recursos mobile-friendly serão ampliados como sinal de ranqueamento, o que afetará os resultados de busca em todo o mundo, independentemente do país ou do idioma. Informações de aplicativos indexados também vão ser utilizadas como fator de ranqueamento para os usuários que já têm o aplicativo instalado no aparelho. Isso significa que os sites, sejam e-commerces ou não, e que ainda não possuem uma versão mobile, estarão cada vez menos em evidência nas buscas. 

- Internet pelo celular: um estudo divulgado em 2014 pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, CETIC.br, apontou que o número de pessoas que utilizam o celular para acessar a Internet cresceu 106% nos dois anos anteriores, ultrapassando a marca de 52,5 milhões de usuários. É fato que o tempo em que o aparelho móvel era utilizado apenas para telefonar passou e, em muitos casos, a função inicial do telefone é esquecida. Com a praticidade dos smartphones, checar e-mails, conectar-se às redes sociais, ficar por dentro das notícias e até realizar uma compra ou pedido em sites e apps são ações mais comuns que uma simples chamada telefônica. 

- Mais smartphones: só para 2015, a previsão da consultoria IDC Brasil é de que cerca de 63,3 milhões de smartphones sejam vendidos, um aumento de 16% para o mercado, em comparação com 2014, quando 54,5 milhões de unidades foram comercializadas. Entre 2014 e 2013, o salto foi de 55% em crescimento nas vendas. Nem é preciso dizer que quanto maior o acesso à tecnologia, mais exigentes ficam os consumidores em relação à rapidez e praticidade nas transações.

- Internautas satisfeitos, clientes em potencial: se aumentam as chances de um cliente conhecer a marca pela tela do celular ou do tablet, é melhor garantir o sucesso desse contato inicial. A primeira impressão é a que fica! Sites desenvolvidos para desktop não são adaptados para o ambiente mobile. O usuário precisa ficar no velho "estica-encolhe" de página, a leitura não é eficiente, e, com tantos empecilhos, o internauta pode se cansar e desistir. Quando o site é mobile-friendly, a navegação flui facilmente, os recursos se ajustam ao dispositivo e a satisfação é certa. Segundo o CEO, a mobilização reflete não só no número de pageviews, mas influencia diretamente na conversão: "a adaptação de sites de e-commerce, por exemplo, gera crescimento médio imediato de 5% a 10% nas vendas dessas empresas. Levando em conta apenas as vendas via tablet e smartphone, o aumento pode ser de até 200%, de acordo com o ramo de negócios", explica.

- M-Commerce é oportunidade: o 31º relatório WebShoppers revelou que as vendas realizadas por meio de dispositivos móveis já representam 9,7% do total de compras pela internet no Brasil. Do total de transações, 56% são efetuadas em smartphones. A tendência é que o número continue a crescer e fazer parte dessa onda de oportunidades é fundamental para manter o negócio competitivo. Além de estar presente, mas manter bom desempenho e excelência na qualidade dos serviços de m-commerce requer investimento. Em contrapartida, o retorno é recompensador. Atuar no comércio eletrônico e não atender às demandas do mobile não é mais uma opção. Para ser uma grande marca na web hoje, é fundamental ter uma forte estratégia em mobilidade. Melhor garantir seu espaço antes dos concorrentes, concorda?