NIC.br

Ir para o conteúdo
09 JUL 2007

Demi Getschko: o homem que viu a primeira conexão web do Brasil






Veículo: IDG Now!
Data: 09/07/2007
Autor: Paulo Rebêlo
Assunto: Internet

Em 1991, Getschko estava presente na Fapesp quando foi feita primeira conexão. Hoje, ele é um dos membros do ICANN.

Engenheiro com graduação, mestrado e doutorado na Escola Politécnica da USP, Demi Getschko é um dos engenheiros que trouxeram a internet para o Brasil, estando presente na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) em janeiro de 1991, quando foi feita a primeira conexão Web do Brasil.

Hoje, além de professor de computação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), ele foi diretor de tecnologia da Agência Estado até 2005 e diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br (NIC.br), uma entidade civil sem fins lucrativos que, desde dezembro de 2005, implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Foi também Coordenador de Produção do Centro de Computação Eletrônica da USP (1972-85), Gerente de Informática e Coordenador da rede ANSP na FAPESP (1986-96) e Coordenador de Operações da RNP entre 1989 e 1996.

Demi Getschko se considera um sujeito que veio da área acadêmica, subindo os degraus normalmente de mestrado, doutorado e iniciativa privada. Em artigos e palestras, ele costuma dizer que a única forma de você ser competitivo e continuar produzindo o seu produto é inserindo-se nesta cadeia e revendo constantemente os seus modelos. Getschko já foi vice-presidente do iG.

Em 2003, Getschko tornou-se ainda mais célebre na internet mundial ao ser eleito para o conselho de diretores da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), entidade sem fins lucrativos e de âmbito internacional, responsável pela distribuição de números de Protocolo de Internet (IP), controlando o sistema de nomes de domínios na rede.

Ele foi o segundo brasileiro a participar da ICANN, que anteriormente contava com a engenheira Vanda Scartezini, ex-Secretária de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), além de Ivan Moura de Campos e Tadao Takahashi.

Em dezembro de 2005, Getschko foi eleito para um segundo mandato na diretoria do ICANN, que vai até seis meses após a reunião anual em 2008. É conselheiro do CGI.br desde 1995 e diretor-presidente do NIC.br desde 2006.