CRM é usado por 48,39% das empresas brasileiras
Veículo: Computerworld
Data: 30/05/2007
Autora: Luiza Dalmazo
Assunto: Indicadores
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br (NIC.br) descobriu ao perguntar a 2,56 mil empresas brasileiras que os aplicativos de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) são os mais usados pelas companhias que usam internet.
O segundo colocado na lista de usados estão os sistemas de TI para gerenciar a realização e recepção de pedidos de compras, usado por 35,6% das companhias. Na seqüência os mais usados são os pacotes de software de gestão empresarial (ERP), utilizado por 30,06% das empresas ouvidas, seguidos apenas do software livre, relatado como recurso usado por 27,64% das corporações brasileiras.
A pesquisa TIC Empresas revela ainda que quanto maior o porte da companhia, mais ferramentas desse tipo são usadas. Para exemplificar a afirmação, quando se trata de aplicativos CRM, o estudo mostra que 45% das empresas com entre 10 e 19 funcionários usam a ferramenta, contra 64% nas companhias com entre 100 e 249 empregados e 79,43% nas corporações com mil ou mais contratados.
Mariana Balboni, gerente do centro de estudos sobre as TIC na NIC.br, diz que o órgão ainda não está apto a fazer comparações e análises sobre as tendências do mercado porque algumas perguntas do estudo foram feitas pela primeira vez e outras foram realizadas de forma diferente, o que provoca mudanças nas respostas.
A executiva diz ainda que o estudo revela que é grande o número de empresas permitem aos funcionários o acesso à internet, mas não é tão representativa a forma que elas usam das ferramentas possíveis para realizar tarefas como comércio eletrônico e outras atividades, como a análise de desempenho, por exemplo.