NIC.br

Ir para o conteúdo
16 MAR 2008

Conexões de internet em alta velocidade já superam acessos por linha discada






Folha de S. Paulo - Dinheiro - 16/03/2008 - [ gif ]
Assunto: Indicadores

No ano passado, pela primeira vez, o número de lares brasileiros com conexões em banda larga -50% dos que têm internet- foi maior do que aqueles com acesso por linha discada (42%). Os 8% restantes não souberam responder à pesquisa realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação em 17 mil domicílios, divulgada na semana passada.

Em 2006, 40% tinham internet rápida. O levantamento mostrou ainda que a proporção de domicílios com conexão de ambos os tipos subiu de 14% para 17% do total de lares.

Rogério Santana, membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil, destaca que a presença das TVs por assinatura nesse segmento estimula a competição, mas ressalta que ainda há poucos produtos destinados às classes mais baixas.

Na análise por faixa salarial, o estudo mostra que, nas classes D e E, 39% dos entrevistados afirmaram ter banda larga, e 37%, acesso por linha discada. Entretanto, 24% nem souberam responder à pergunta.

Além da renda, há ainda mais três variáveis, segundo Santana, que influenciam na aquisição do serviço: nível educacional, idade e local onde o consumidor mora, já que é comum haver restrições à oferta em bairros da mesma cidade.

A falta de disponibilidade na área, aliás, foi o motivo apontado por 15% dos entrevistados para não ter uma conexão mais veloz. O custo elevado foi citado por outros 32%. A maior parte (43%), no entanto, respondeu que não tinha interesse no serviço.

O presidente da Abranet (Associação Brasileira dos Provedores de Internet), Eduardo Parajo, lembra que um grande passo rumo à democratização foi dado com a redução da carga tributária na venda de micros, dentro do programa Computador para Todos. A queda no preço também foi impulsionada pela desvalorização do dólar ante o real. "Mas o computador ainda é caro", avalia.