NIC.br

Ir para o conteúdo
02 MAR 2017

Como evitar ameaças de vírus no PC?


Agora São Paulo - 26/02/2017 - [gif]


Autor: Alessandra Kormann
Assunto: Segurança

Estou entrando agora no mundo da informática e fico preocupada com vírus e com esses golpes de que a gente ouve falar. Como evitar essas ameaças?
Zilda, 72

O primeiro passo é instalar um bom antivírus no seu computador. Existem várias opções gratuitas, como Microsoft Security Essentials, Avira, Avast, AVG, Bitdefender etc. Esse tipo de programa protege a máquina contra diversos tipos de malware (ameaça), como vírus, worm, spyware, cavalo de Troia (trojan) etc. Para que funcione bem, ele precisa estar sempre atualizado, pois surgem novas ameaças a cada dia. Configure-o para fazer atualizações automáticas.

Além disso, é preciso ter um firewall ativo na sua máquina. O firewall analisa o fluxo de dados na rede, bloqueando conteúdos maliciosos e impedindo o acesso indevido ao seu computador. O Windows já vem com firewall. Para conferir se ele está ativo, entre em "Painel de Controle", em "Sistema e Segurança" e em "Firewall do Windows".

Mas o mais importante é ter cuidado ao navegar. Não clique em links suspeitos recebidos por e-mail ou por redes sociais, não execute programas desconhecidos nem acredite em mensagens com promessas mirabolantes. Bancos e instituições oficiais não solicitam confirmação de dados por e-mails. Desconfie sempre! E capriche na hora de criar senhas. Misture letras e números, maiúsculas e minúsculas etc. Não use nada óbvio, como datas de aniversário ou nomes de filhos ou de animal de estimação. Troque senhas com frequência. Há uma ótima cartilha sobre segurança emhttp://cartilha.cert.br/livro/cartilha-seguranca-internet.pdf.