NIC.br

Ir para o conteúdo
13 ABR 2007

Comitê Gestor da Internet no Brasil apresenta indicadores de pesquisa






Veículo: Fisl 8.0
Data: 13/04/2007
Assunto: Indicadores

Na manhã desta sexta-feira (13), durante o 8º Fórum Internacional Software Livre - fisl 8.0 que ocorre até sábado em Porto Alegre, a assessora de comunicação e representante do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Mariana Balboni, apresentou dados estatísticos da pesquisa realizada entre julho e agosto de 2006, relacionados à utilização da rede. Foram entrevistadas famílias de mais de 10 mil domicílios nas cinco regiões do país. Faz parte da amostra os resultados nas empresas do território nacional com mais de 10 funcionários.

De acordo com a assessora de comunicação, que relacionou estes números com os obtidos numa primeira pesquisa, feita nos mesmos moldes em 2005, houve avanço em poucos itens. "Percentualmente não podemos afirmar que houve um significativo aumento de índices importantes. O número de pessoas que acessam a rede se manteve. Em compensação, nas regiões mais populosas se verificou um crescimento real de aproximadamente 8 milhões de novos usuários. Isso se deve ao fato de que a população aumenta gradativamente", explicou. Mariana aponta as lan houses, os infocentros e telecentros como empreendimentos que mais cresceram em um ano.

Ela revela ainda que aumentou para mais de um milhão o número de clientes que registraram o seu domínio. "São quase 90% registrados no Brasil, o que lhe confere o sétimo lugar no mundo neste quesito". Mariana lembra também que no país há mais de 7 milhões de máquinas com provedor de servidores.

Finalizando, a jornalista enfatizou a importância destes resultados confiáveis para o planejamento estratégico no desenvolvimento de políticas públicas e suas aplicações em benefício da população. "Verificamos que a exclusão digital é um espelho da exclusão social. Quanto maior o nível social e o grau de escolaridade, maior a oportunidade de acesso", avaliou ela.