NIC.br

Ir para o conteúdo
21 SET 2007

Cleartech assume suporte técnico da portabilidade numérica






Veículo: Convergência Digital
Data: 21/09/2007
Autora: Ana Paula Lobo
Assunto: Portabilidade Numérica

"O prazo é desafiador, mas já estamos com o time montado", afirmou o presidente da Cleartech do Brasil, Jorge Pacca, empresa selecionada nesta sexta-feria, 21/09, pela ABR Telecom, entidade administradora da portabilidade no Brasil, para dar suporte técnico ao processo. A portabilidade numérca permitirá ao consumidor trocar de operadora, sem ter que mudar o número do telefone.

A Cleartech, que se associou à norte-americana NeuStar, derrotou rivais como HP, Telcordia e CPM Braxis, além do Nic.Br. A portabilidade deverá estar implementada em todo País, nas telefonias fixa e movel, a partir de 1º de março de 2009. A seleção da Cleartech foi feita pelo Grupo de Implementação da Portabilidade (GIP) da Anatel. "Foi um processo concorrido, a operação é desafiadora porque o tempo é curto, mas estamos prontos", afirmou Jorge Pacca, em entrevista ao Convergência Digital.

O executivo, no entanto, não quis revelar investimentos financeiros, mas adiantou que a vitória é significativa porque abre novas frentes de atuação para a companhia no País, uma vez que ela sentará à mesa com todas as operadoras para a condução do projeto nacional de portabilidade numérica.

A Cleartech derrotou pesos-pesado do setor. No total, cinco grupos entregaram propostas para realizarem o suporte técnico à ABR Telecom. Participaram da disputa: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br); a Syniverse junto com a HP; e a Telcordia, com a Tivit; e a CPM Braxis,junto com a espanhola Everis e Unitec.

Para Pacca, assumir a gestão da segunda maior portabilidade do mundo - atrás somente da realizada nos Estados Unidos - dará à Cleartech um diferencial em relação à própria portabilidade, assim como, nas novas modalidades de clearing.

"Um dos grandes pontos do projeto é que ele começa por cidades menores para ir para as maiores. Esse cronograma nos dará condições de estruturar um produto de qualidade e eficiência", completou o executivo.

Criada em 1999, com capital do CPqD, EDS e DBA Engenharia de Sistemas, a ClearTech presta serviços para o gerenciamento do ciclo da receita de operadoras de telecomunicações nos segmentos: interconexão, cobilling e conciliação. A empresa informa possuir uma capacidade de processamento superior a cinco bilhões de chamadas por mês.

Como será a adoção da Portabilidade Numérica

Em maio de 2008, começa um piloto com prazo para terminar em agosto do mesmo ano. A experiência abarcará as cidades de Bauru (SP) São José do Rio Preto (SP), Vitória (ES), Divinópolis (MG), Londrina(PR), Goiânia (GO), Teresina(PI), além de todo o Estado do Mato Grosso do Sul.

De acordo com a Anatel, todo o Brasil estará coberto pela portabilidade nas telefonias móvel e fixa a partir de 1º de março de 2009. A ativação comercial da portabilidade durará ao todo sete meses - período de 29 de agosto de 2008 a 1º de março de 2009.

A identificação das localidades a serem portadas será realizada de acordo com os Códigos Nacionais de Numeração (CNN) - que correspondem, popularmente, ao DDD (por exemplo, o 11 para a região metropolitana de São Paulo, e o 61 para o Distrito Federal e Entorno). A fiscalização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) acompanhará a implementação da portabilidade em todo o Brasil.

A portabilidade possibilitará aos usuários do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) e do Serviço Móvel Pessoal (SMP) a mudança de prestadora e a manutenção do número do telefone fixo ou do telefone móvel (celular). A regra, ressalta a Anatel, valerá independente de quantas vezes o usuário solicitar a mudança de prestadora.

Na telefonia fixa, a portabilidade será possível dentro da Área Local (município ou conjunto de localidades com continuidade urbana). No caso do serviço móvel, a manutenção do número será dentro da Área de Registro (mesmo CNN).

Com o término do piloto em agosto de 2008, o Estado do Mato Grosso será o primeiro do país a ter a portabilidade plenamente estabelecida comercialmente.Em seguida virão os estados do Espírito Santo e do Acre, na primeira semana de novembro.

São Paulo - estado que possui oito CNN's - terá um calendário gradual de implementação e levará todo o período estimado para a realização do processo, assim como, Brasília e Rio de Janeiro.
*Com informações da Anatel