NIC.br

Ir para o conteúdo
17 MAI 2017

Cidades brasileiras ganharão domínios específicos e quem escolhe o nome é você


Tudo Celular - 16/05/2017 - [gif]


Assunto: Novos DPNs sob o ".br"

Embora entre os mais comuns no Brasil estejam o ".com", "org", "gov" e ".br", há uma infinidade de possibilidades de domínios na internet, e isso é bastante útil. Agora, os internautas brasileiros poderão ajudar a escolher os novos Domínios de Primeiro Nível (DPNs), na categoria "cidades", que aparecerão antes do “.br”.

A proposta é uma iniciativa do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), entidade civil sem fins lucrativos que implementa decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Os novos domínios para as cidades brasileiras ajudarão a ampliar as possibilidades de registro de endereços na web.

Essa nova categoria de DPN inicialmente englobará todas as capitais e os municípios com mais de 500 mil habitantes, o que será no total 46 localidades. E os habitantes têm a oportunidade de votar no nome de domínio que acharem mais adequados à sua cidade. Por exemplo, você pode apoiar o domínio ".rj.br" para o Rio de Janeiro, "go.br" para Goiânia", e assim por diante.

Demi Getschko, diretor presidente do NIC.br, destaca que o objetivo "é proporcionar um número maior de opções para o registro do '.br', levando em conta a vontade de identificação do usuário com a sua cidade natal ou adotiva”. Hoje, são 3,9 milhões de domínios “.br” registrados e, por enquanto, quase 60 DNPs disponíveis para registro, sendo o “com.br” o mais popular.

Para votar, basta acessar o site Cidades.br e preencher o formulário. A lista completa das localidades que ganharão um domínio está disponível na página e qualquer pessoa com mais de 12 anos de idade pode enviar quantas sugestões desejar.