NIC.br

Ir para o conteúdo
05 FEV 2018

CGI e NIC abrem inscrições para evento do Dia da Internet Segura


Abranet - 02/02/2018 - [gif]


Assunto: Dia da Internet Segura 2018

Por ocasião do Dia Mundial da Internet Segura (Safer Internet Day, SID, na sigla em inglês), o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), em conjunto com a SaferNet Brasil, promovem na próxima terça-feira (06/02) um encontro com especialistas para discutir o uso seguro, ético e responsável da rede. Na ocasião, também serão divulgadas estatísticas sobre denúncias de crimes na Internet, e iniciativas de capacitação de professores e novos recursos educativos voltados para crianças.

O encontro tem vagas limitadas e é aberto à participação de todos os interessados, que devem inscrever-se online (clique aqui). Ele será realizado a partir das 9 horas  no auditório do edifício Bolsa de Imóveis, localizado na av. das Nações Unidas, 11541.   

O Dia da Internet Segura acontece simultaneamente em mais de 100 países com o intuito de envolver diferentes pessoas e setores em ações de conscientização, orientação, prevenção, autocuidado e promoção do uso seguro e da cidadania on-line. No Brasil, na 10ª Edição conta com cerca de 50 atividades cadastradas em diversas cidades a partir de mobilização da SaferNet.

Em nota, Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br, enfatizou a necessidade em, desde cedo, educar crianças e adolescentes para que saibam que há um bom número de oportunidades ao usar a Internet, mas que certos cuidados precisam ser tomados. 

Sob o tema global "Crie, conecte e compartilhe respeito: uma Internet mais positiva começa com você", as discussões terão a presença de especialistas da área jurídica e dos setores governamental, acadêmico, empresarial e terceiro setor. Entre os tópicos em pauta, estão o papel das contra-narrativas ao discurso de ódio na Internet; o engajamento de usuários e o papel do setor privado na promoção da diversidade on-line; as políticas públicas para promoção da cultura de respeito na rede; os novos desafios na mediação e na proteção de crianças e adolescentes (entre eles, a Internet dos Brinquedos e plataformas para crianças); e os desafios atuais e futuros para a Internet no Brasil.