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21 JUL 2008

CGI.br: sites eleitorais crescem 272,9%






Baguete - 21/07/2008 - [ gif ]
Autor: Gláucia Civa
Assunto: Domínios

O uso de sites eleitorais no Brasil tem aumentado nos últimos anos, mas a maioria dos candidatos conectados à Internet ainda são os concorrentes dos principais partidos aos cargos mais importantes da administração pública nacional.

Essa é uma das conclusões da pesquisa realizada na Pós-Graduação do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB), com dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O trabalho utiliza a relação de sites registrados por candidatos sob o domínio "can.br", criado nas eleições municipais de 2000. Naquele ano, foram registrados 590 sites.

Em 2004, o número mais que triplicou, alcançando 2,2 mil domínios - crescimento de 272,9%. Na comparação das eleições estaduais e federais de 2002 e 2006, a evolução é ainda maior, com salto de 542 para 2.639 sites - 386,9% de expansão.

Diferenças por vaga
O aumento do número de sites nas eleições federais e estaduais é ainda mais significativo em relação ao das eleições municipais se comparado ao número total de candidatos.

No ano 2000, apenas 0,2% dos candidatos a prefeito e vereador tinha site eleitoral, passando em 2004 para 0,6%. Já nas eleições federais e estaduais, o aumento foi de 3,2% em 2002 para 14,5% em 2006.

Os percentuais também variam de acordo com a vaga disputada no último pleito: 62,5%, para os candidatos a presidente; 43%, para governador; 29,8%, para senador; 18,6%, para deputado federal; e 12,1%, para deputado estadual e distrital.

Conforme a Resolução TSE 22.718/2008, está disponível o registro de domínios can.br para a campanha eleitoral 2008. "Por conta das alterações nas leis da propaganda eleitoral acreditamos que o crescimento desse domínio seja ainda maior este ano.

Já temos mais de 2,5 mil domínios registrados até o momento", afirma Frederico Neves, diretor de serviços e tecnologia do Registro.br.