NIC.br

Ir para o conteúdo
07 NOV 2007

CGI.br participa do IGF 2007 e aborda inclusão de minorias na Internet






Veículo: Verdes Mares
Data: 07/11/2007
Assunto: IGF

Debate pretende levantar políticas de acesso e desenvolvimento de conteúdo para grupos marginalizados.

Promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o IGF 2007 - Fórum sobre Governança da Internet (Internet Governance Forum ) - trará diversos debates acerca de temas relevantes para o desenvolvimento da Internet. Um dos grupos temáticos previstos na programação é o de diversidade, com a presença de governos, sociedade civil, setor privado, peritos e especialistas de todo o mundo. O encontro acontecerá no Rio de Janeiro, de 12 a 15 de novembro.

Para esta mesa-redonda, estão pautados assuntos relacionados ao papel dos padrões abertos no estímulo à diversidade; ao envolvimento de comunidades lingüísticas no desenvolvimento de nomes de domínio internacionalizados (IDNs) e de conteúdo multilíngüe, incluindo idiomas de minorias lingüísticas; às tecnologias, políticas e capacitação para reduzir o analfabetismo e oferecer acesso e conteúdo adequado a grupos marginalizados e vulneráveis da sociedade; às políticas públicas voltadas para conteúdo gerado por usuários (CGU) e à formação de apoio e estímulo à demanda por conteúdo desenvolvido em nível local.

"É importante ressaltar que para o grupo temático de diversidade serão considerados os tipos de conteúdo na Web, suporte de software, o papel da comunicação audiovisual, além da troca de idéias sobre como viabilizar acesso à Internet aos deficientes físicos e outras minorias", explica o Prof. Hartmut Richard Glaser, diretor do NIC.br, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, braço executivo do CGI.br.

O foco do IGF é propor soluções para a governança da Internet no mundo, sem, entretanto, sobrepor-se aos mecanismos já existentes nas organizações. Mais de 70 países estarão presentes ao evento, com a finalidade de trocar experiências e solucionar problemas como falta de proteção às crianças, cibercrime, inclusão das minorias no acesso à Internet, falta de acesso à informação e coerção à liberdade de expressão. Os outros grupos temáticos apresentados no IGF, além de diversidade, serão abertura, acesso, recursos críticos, segurança e assuntos emergentes.

A sessão plenária do IGF dedicada ao tema "diversidade" será realizada no dia 13 de novembro, às 16h.