NIC.br

Ir para o conteúdo
02 ABR 2015

Centro Empresarial em parque tecnológico fomentará empresas inovadoras


Agência CT&I - 30/03/2015 - [gif]


Assunto: Governança da Internet

Foi inaugurado neste sábado (280 em São José dos Campos (SP) o Centro Empresarial II do Parque Tecnológico. Instalado em um dos mais importantes polos tecnológicos do Brasil, o espaço tem como objetivo fomentar o surgimento, o crescimento e a consolidação de empresas inovadoras, atuando em segmentos de elevada densidade tecnológica. A obra é resultado da parceria entre o parque e os governos federal, estadual e municipal, que investiram um total de R$ 17,7 milhões.

Presente na inauguração, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, ressaltou a importância de promover o desenvolvimento de produtos e técnicas inovadoras para o mercado. Segundo ele, investir nas atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) aumenta a competitividade do País e gera emprego.

"Inovar nos faz manter a indústria de vanguarda e a capacidade de produzir e exportar produtos de alta tecnologia", disse o ministro na solenidade. "A geração de emprego, de renda e de tributos, ou seja, a economia de um país e de uma cidade, gira em torno da capacidade de desenvolver produtos com alto valor agregado de conhecimento".

Com o Centro Empresarial II, o parque triplica a área destinada a abrigar novos empreendimentos de base tecnológica. O espaço tem capacidade para até 50 empreendimentos empresariais. No momento 21 companhias já se instalaram no local, que contempla também um centro de serviços de apoio às empresas e área para instalação de laboratórios multiusuários.

Pioneirismo

Aldo Rebelo apontou que o pioneirismo do Brasil na inovação tem se tornado cada vez mais gradual, principalmente no que diz respeito ao debate sobre o marco civil da internet e a sua regulamentação. "Esse pioneirismo traz para o Brasil além de credibilidade, responsabilidades nacionais e internacionais", observou.

Na avaliação do ministro, a criação do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) foi um dos avanços nesse sentido. Ele promove estudos e recomenda procedimentos para a segurança da internet e propõe programas de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para a manutenção do nível de qualidade técnica e inovação no uso da internet.

De acordo com Rebelo, é necessário valorizar, institucional, social e politicamente a agenda do Comitê Gestor. "Vamos disponibilizar os meios necessários para que o CGI.br cumpra todas as suas responsabilidades", prometeu.