NIC.br

Ir para o conteúdo
07 JAN 2008

Campus Party Brasil: abertura terá fala de Stephen Hawking






Terra Tecnologia - 07/01/2008 - [ gif ]
Assunto: Campus Party

Stephen Hawking, 65, tido como o físico teórico mais brilhante desde Albert Einstein, vai gravar uma mensagem que marcará a abertura da Campus Party Brasil, grande evento de eletrônicos em rede que se realiza de 11 a 17 de fevereiro na Bienal de São Paulo. Grande incentivador do evento, Hawking fez um vídeo exclusivo, no qual abordará as questões climáticas, a evolução humana e a enorme possibilidade que a revolução digital pode representar para o equilíbrio social e econômico do planeta.

Outros nomes de destaque no evento são Demi Getschko, o "pai" da Internet no Brasil; Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro; John "Maddog" Hall, fundador do movimento Open Source; e a blogueira Marimoon. A programação confirmada até o momento já pode ser conferida no site oficial do evento, onde é atualizada diariamente.

Para o diretor do evento, Marcelo Branco, a Campus Party, mais que uma grande festa, será a chance de ver umBrasil que faz sucesso no exterior, em áreas como software livre (Branco é uma das maiores autoridades mundias no assunto), arte digital, astronomia, robótica e outras. "Será uma chance de reconhecermos nosso potencial nesse novo cenário tecnológico", afirmou. Oficinas de capacitação em Ginga, o software da TV Digital Brasileira e a exibição de filmes ligados ao software livre também fazem parte da programação ligada ao software livre.

O diretor de conteúdo do evento, Sérgio Amadeu, em parceria com os coordenadores de cada área, escolheu palestras, competições e oficinas para todos os níveis de conhecimento em Astronomia, Criação, Desenvolvimento, Games, Modding, Música, Robótica, Simulação, Software Livre e CampusBlog.

Outros destaques
A área de games da Campus Party será sede do encontro da International Game Developers Association (IGDA), com torneios de Starcraft, Warcraft III, Warcraft III: DotA Allstars, Counter-Strike, Quake Wars, Quake 3 e 4, Need For Speed Pro Street, Unreal Tournament, Team Fortress 2, entre outros.

Além do astronauta Marcos Pontes, estará presenta na área de Astronomiao físico Roberto Andrade Martins, para dar uma conferência sobre a contribuição da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico para a astronomia. Além disso, haverá oficinas de astrofotografia.

Marimoon, uma blogueira muito conhecida e considerada uma das personalidades mais criativas da rede, é uma das atrações do espaço dedicado à Criação. Haverá também oficinas interativas. Uma delas, comandada pelo Estúdio Loodick, projetará o clássico game "River Raid", da Ataria, com o público fazendo as vezes de avião. E para quem se interessa pela criação de softwares, a área de Desenvolvimento será um prato cheio: trará palestras e oficinas com dicas de construção e programação para PC, Consoles, Web 2.0, webgames e 3D.

Na área de música, destacam-se as oficinas de discotecagem e um remix criativo da cultura brasileiroa com novas tecnologias, a cargo do DJ Ganjaman. Já os amantes de robôs poderão apreciar diversas demonstrações. O professor Jackson Matsuura, do ITA, mostrará humanóides que dançam, se exercitam, jogam futebol e se equilibram em uma só perna. E os melhores cachorros-robô do mundo estarão na exposição organizada pelo professor Flávio Tonidandel, da FEI.

Na área de Modding, será possível aprender a deixar o computador mais bonito e mais eficiente. Simulações aéreas, civis e militares, estão entre as atrações da área de Simulação, que também contará com diversas oficinas e palestras.

E, numa atração inédita da Campus Party Brasil, haverá o CampusBlog, uma área que pretende reunir blogueiros de vários países e propiciar o encontro de conteúdos, tecnologias e idéias em torno desse fenômeno de comunicação.