NIC.br

Ir para o conteúdo
13 JUN 2007

Brasileiro vai pagar contas pela televisão






Veículo: Jornal do Commercio
Data: 13/06/2007
Assunto: Indicadores

Com atuação técnica e regulatória no processo de implantação da TV Digital no Brasil, o CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), desenvolveu uma solução capaz de viabilizar operações bancárias, como consultas a saldos e extratos, transferências de valores e aplicações, por meio de uma TV Digital. Chamada CPqD T-banking, a solução será apresentada e demonstrada no Ciab Febraban 2007, que acontece entre 13 e 15 de junho, em São Paulo.

"A corrida dos bancos para que este novo canal de serviços entre no ar assim que as transmissões de TV Digital se iniciem deve ser grande, considerando o poder de penetração da TV nos lares brasileiros", comentou o gerente do mercado financeiro do CPqD, Élcio Polezer.

De acordo com o CGI.br (Comitê Gestor de Internet no Brasil) , a televisão aberta é o meio de comunicação com maior penetração no país (97%), seguida pelo telefone celular (67,6%), telefone fixo (49,7%). "Para os bancos, o CPqD T-banking é uma ferramenta de alto valor agregado, que tende a complementar os canais de serviços de auto-atendimento já existentes, como a internet, o telefone e os caixas eletrônicos", completou.

Durante o evento, os visitantes poderão ver na prática os benefícios do CPqD T-banking usando um simulador da solução. Sentado em um sofá, o participante poderá realizar operações bancárias com um controle remoto. "Com isso, queremos demonstrar a comodidade de acessar serviços bancários de qualquer lugar que possua um aparelho de TV, no horário de conveniência, com facilidade e segurança", explicou Polezer.

Para o desenvolvimento do T-banking, o CPqD fez um estudo de viabilidade do serviço no Brasil, considerando as premissas-chave do setor financeiro, como segurança, projeção de damanda, grau de interesse pelo serviço no Brasil e projeção de investimentos dos bancos para a implementação do serviço.

"Além disso, fizemos um estudo sobre a penetração do Sistema Brasileiro de Televisão no país, considerando a disponibilidade de instrumentos de financiamento e incentivo, e buscamos informações sobre a implantação do serviço bancário via TV Digital em mercados internacionais", acrescentou Polezer.

A oferta do CPqD inclui uma consultoria estratégica, além do fornecimento de uma aplicação. Para cada banco é feito um projeto, com especificações técnicas de seus sistemas legados e análise do modelo de negócios, considerando todas as variáveis e os processos internos e externos. "Feito sob medida, o projeto inclui ainda um piloto junto a uma parcela de clientes, antes da disponibilização total", finalizou.