NIC.br

Ir para o conteúdo
11 JUN 2008

Brasil usa pouco celular para e-banking






Plantão Info - 11/06/2008 - [ gif ]
Autor: Claudia Rondon
Assunto: E-banking

Apenas 2% dos brasileiros usam o celular para realizar transações bancárias por medo de falta de segurança.

De acordo com o "Índice de Segurança Unisys para o Brasil" da Unisys a proporção dos brasileiros que utilizam um telefone celular ou organizador pessoal para pagar contas, realizar transações bancárias e fazer compras pela internet é de apenas 2%.

A intenção de utilizar o aparelho para esse fim é 11%. Mas, a 67% não demonstram intenção de usar o celular ou outro dispositivo móvel para essa função ou, não possuem o equipamento apropriado.

O estudo mostra que, para a maioria dos brasileiros, os celulares e PDAs não são meios seguros de conduzir transações financeiras pela web. Juntas, as classificações "muito seguros" e "razoavelmente seguros" chegam a somente 13%; 39% avaliam como "não muito seguros" e na opinião de 43% "não são seguros".

De acordo com os últimos dados referentes a fraudes disponibilizados pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), as tentativas de fraudes financeiras apresentaram redução de 26% em 2007.

O número de páginas falsas de bancos brasileiros, conhecido como phishing, é o tipo de fraude que mais tem aumentado, diz Cristine Hoepers, analista de segurança do CERT.br.