NIC.br

Ir para o conteúdo
24 OUT 2006

Brasil é o sexto país em domínios próprios no mundo






Arquivo do Clipping 2006

Veículo: Terra
Data: 24/10/2006
Assunto: Domínios

No último domingo, por volta das 16h, a Internet brasileira atingiu o número de um milhão de domínios .br. Com a marca, o País passa a ser o sexto no mundo em domínios próprios, ficando atrás de países como Estados Unidos, Alemanha e Grã-Bretanha. De acordo com o professor Hartmut Richard Glaser, um dos diretores da organização que coordena a distribuição dos domínios no Brasil, o Núcleo de Informação e Coordenação do .br (Nic-br), o número de domínios .br deve crescer cerca de 20% ao ano.

Glaser exemplificou o potencial de crescimento brasileiro, explicando que a Alemanha, com 10 milhões de domínios próprios com a terminação .de, tem apenas a metade da população brasileira. "O Brasil tem um enorme potencial de crescimento", concluiu.

Quase 90% dos domínios registrados aqui terminam em .br. O registro vem tendo um crescimento linear desde 2003. Dos domínios .br, os que têm extensão .com representam 91,6% do total. Glaser disse que o .com é o mais popular porque "foi um dos primeiros a serem disseminados". Depois vêm os domínios .org (2,7%), seguidos por pessoas jurídicas (2,5%) e pessoas físicas (3,2%).

Governança

O Brasil é um caso de sucesso em termos de governança da Internet. Na entrevista coletiva concedida hoje, o Nic.br lembrou da realização da reunião da ICANN no Brasil, que será realizado de 2 a 8 de dezembro em São Paulo, no hotel Transamérica.