NIC.br

Ir para o conteúdo
16 ABR 2007

Brasil é nono maior emissor de spam do mundo






Veículo: Diário do Grande ABC
Data: 16/04/2007
Assunto: Segurança

Em um ano, o Brasil conseguiu reduzir sua posição no ranking de oitavo para nono maior emissor de spam no mundo, embora sua participação porcentual no envio de mensagens tenha crescido de 2,9% para 3,1%.

Segundo o levantamento pela fornecedora de segurança Sophos, as iniciativas de combate às mensagens indesejadas nos Estados Unidos foram bem menos sucedidas. O país continua a liderar o ranking de emissores, respondendo por 19,8% dos spams enviados, contra 23,2% no início de 2006, o que representa uma queda bem mais modesta que a vista na China, apontou Carole Theriault, consultora de segurança da Sophos.

De acordo com o CERT.br (Centro de Estudo, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil), foram registrados 691.710 mil casos de spams de janeiro a março de 2007 no país, sendo o Proxy Aberto a maior causa de reclamação com 30,33% das ocorrências,.

Segundo Renato Marinho, gerente de projetos da Nettion Information Security, algumas dicas de como diminuir o número de spams na caixa de e-mail são:

- Ter um filtro anti-spam instalado, ou ainda, usar os recursos anti-spam oferecidos pelo seu provedor de acesso;
- Ter, sempre que possível, e-mails separados para assuntos pessoais, profissionais, para as compras e cadastros on-line. Preservar as informações pessoais como endereços de e-mail, dados pessoais e, principalmente, cadastrais de bancos, cartões de crédito e senhas.
- Não ser um "caça-brindes", "papa-liquidações" ou "destruidor-de-promoções".

Envio de Spams - No quesito envio de spams, a empresa Telemar lidera o ranking de reclamações com 14.082 mil registros, ficando a Telesp em segundo com 7.478 mil e em terceiro, a Brasil Telecom com 6.365 mil ocorrências, segundo CERT.br.