NIC.br

Ir para o conteúdo
14 JUN 2007

Brasil adotará novo domínio de segurança para operações em Internet banking






Veículo: W News
Data: 14/06/2007
Autora: Edileuza Soares
Assunto: Domínios

O NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação), órgão do Comitê Gestor da Internet no Brasil, anunciou no CIAB 2007, a criação de um domínio seguro para os bancos. O novo endereço é o "b.br", que será usado por todas as instituições financeiras com apoio da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos). O novo domínio é baseado no protocolo de segurança DNSSEC (Domain Name System Security Extensions). O Brasil é quinto país a adotar esta extensão de domínio. Antes, Suécia, Bulgária, Rússia e Porto Rico já haviam adotado esse protocolo.

O DNSSEC usa criptografia e verifica a autenticidade de registros, garantindo mais segurança no uso do DNS por outros protocolos. A vantagem do novo domínio com esse sistema é que os correntistas, ao acessar o Internet banking , navegarão por um ambiente controlado. Segundo explica Demi Getschko, presidente do NIC.br, no atual sistema, as operações podem ser interceptadas por um cracker, que consegue rastrear o IP do usuário e pode levá-lo a um site clonado.

Com o DNSSEC, isso já fica muito mais difícil de acontecer, por se tratar de uma página muito mais segura. Com a vantagem de que o cliente não irá pagar nada por isso, já que a Febraban e os bancos irão arcar com os custos do uso do domínio com o novo protocolo.

O uso do domínio "b.br" está sendo proposto pelos bancos com o intuito de reduzir as fraudes online que ocorrem com freqüências nas instituições financeiras do País . Agostinho Teixeira Gouveia, superintendente-executivo para área de Segurança da Informação do Banco Real já anunciou que sua instituição vai adotar o novo domínio até o final do ano. O executivo acredita que o novo protocolo de segurança vai garantir mais confiabilidade aos clientes durante as transações no Internet banking.

Os bancos serão os primeiros do Brasil a adotar o protocolo DSNSEC, anunciado no começo de junho pelo NIC.br, como versão segura de DNS. Getschko diz que novos domínios estão sendo criados baseados neste padrão de segurança entidades que perecisam reforçar a segurança e que a Febraban está apoiando os associados a aderirem ao modelo de site protegido.

Getschko diz que os bancos investiram muito em sistemas de segurança interna e que agora estão preocupados em dar mais proteção aos internautas.