NIC.br

Ir para o conteúdo
13 SET 2007

Banda larga chega a 6,54 milhões de assinaturas






Veículo: O Estado de S. Paulo - Caderno Link
Data: 13/09/2007
Assunto: Indicadores

As assinaturas de banda larga no Brasil cresceram 8% do primeiro para o segundo trimestre com um total de 6,54 milhões de conexões, segundo uma pesquisa feita pela consultoria IDC e a Cisco. Em comparação ao mesmo período do ano passado, o aumento chega a 35,9%.

A expansão acompanhou uma queda nos preços de conexões entre 1 Mbps e 2 Mbps, mas a banda larga ainda está restrita a uma porcentagem pequena da população brasileira (3%). Leia a reportagem completa no caderno Economia & Negócios desta quinta-feira no Estado.

Pela primeira vez, o estudo do IDC e da Cisco colheu informações sobre assinantes de banda larga via celular. O total é de 233 mil assinaturas, o que é pouco expressivo em comparação aos mais de 108 milhões de celulares no País.

Um ranking divulgado semana passada pela União Internacional de Telecomunicações, ligada à ONU, coloca o Brasil na 11ª posição em números absolutos de assinantes de banda larga. Mas o estudo não inclui o crescimento do semestre passado.

Uma outra pesquisa do ano passado feita pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil indicou o alto custo como a principal barreira para o crescimento da banda larga no Brasil. Outras dificuldades são pessoas que não vêem necessidade de internet rápida e a falta de infra-estrutura no bairro.

Para saber mais sobre banda larga, veja os sites Abusar, Teleco, Portal ADSL e Observatório do direito à comunicação.