NIC.br

Ir para o conteúdo
14 JUN 2007

Bancos terão domínio exclusivo na web






Veículo: Decision Report
Data: 14/06/2007
Autor: Rodrigo Caetano
Assunto: Domínios

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) propôs, durante o CIAB, um domínio exclusivo para os bancos. No caso, as instituições financeiras poderão usar o endereço b.br, que seriam administrados pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A iniciativa visa trazer mais segurança para os usuários dos serviços de Internet banking.

Juntamente com o novo domínio, os bancos teriam de utilizar uma espécie de certificação, o chamado DNSSEC. Esse protocolo garante que o endereço digitado é válido e impede ataques que possam desviar o usuário para páginas que não sejam a do banco desejado.

Segundo Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br e um dos conselheiros do comitê, a novidade já está disponível, "basta os bancos demonstrarem interesse em usar". A iniciativa, segundo Getschko, faz parte de uma família de domínios que o CGI.br pretende lançar que, diferentemente dos genéricos com.br, possuem apenas uma letra. Dessa forma, o usuário pode identificar endereços que sejam seguros.

O protocolo DNSSEC certifica que, no momento em que um determinado endereço é digitado, o número IP desse endereço seja o correto. Ele é um adendo ao protocolo DNS (Domain Name Server), que é responsável, justamente, por fazer essa "conversão" do endereço para o número IP.

Essa tecnologia está disponível há cerca de um mês no Brasil, e apenas para alguns tipos de domínio. Porém, apenas no caso do b.br o protocolo seria obrigatório. "Só é possível implementar o DNSSEC em um número controlado de domínios, como no caso dos bancos", afirma Frederico Neves, diretor de serviços e tecnologia do registro.br, entidade ligado ao CGI.br responsável pelo registro dos domínios no Brasil.

Apesar de simples e de não exigir muitos investimentos, o protocolo tem o problema de não ser suportado pelos atuais sistemas operacionais para servidores da Microsoft. Porém, segundo Neves, existem software de códigos abertos disponíveis gratuitamente que resolvem o problema. No caso, essa limitação afeta apenas os bancos, os usuários não precisam realizar nenhuma instalação para se beneficiarem do DNSSEC.

Banco Real

De acordo com Agostinho H. Teixeira Gouveia, superintendente executivo do Banco Real, a instituição deve contar com um domínio b.br até o final do ano. "A novidade acabou de ser lançada, mas nós já estamos trabalhando e devemos implementar o domínio até o final de 2007. Será necessário algum tipo de investimento, mas nada que seja relevante", afirmou o executivo.

Gouveia ressalta que o fato de ter um domínio exclusivo pode aumentar a percepção de segurança por parte dos usuários, uma vez que eles teriam certeza de estarem realmente inserindo seus dados na página do banco, e não em um clone.