NIC.br

Ir para o conteúdo
08 JUN 2018

Aumenta uso de internet e redes sociais por microempresas


Abranet - 07/06/2018 - [gif]


Assunto: TIC Empresas 2017

As microempresas (1 a 9 pessoas ocupadas) aderiram de vez à internet e às redes sociais. De acordo com a pesquisa TIC Empresas 2017, lançada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o uso da Internet por atingiu o patamar de 88%, um crescimento de 19 pontos percentuais desde 2007.

Já a proporção de microempresas com computador avançou em dez anos para 89%, representando um aumento de 10 pontos percentuais. Do total pesquisado, 29% das microempresas possuíam website e 65% estavam presentes nas redes sociais em 2017. Para Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br, a significativa presença na Internet, por meio das redes sociais em relação a websites próprios provavelmente se dá em função do acesso facilitado e menor custo de manutenção, se comparadas as duas formas de presença on-line das microempresas brasileiras.

No que diz respeito à velocidade de conexão nas microempresas, o estudo aponta uma concentração maior nas faixas entre 1 Mbps a 10 Mbps (46%). Já em relação à adoção do comércio eletrônico, 52% das microempresas relataram realizar compras pela Internet, porém somente 19% afirmaram vender serviços ou produtos on-line.

Para Barbosa, apesar dos esforços das microempresas de estarem conectadas e presentes na Internet, tanto por meio de websites quanto pelas redes sociais, ainda há espaço para um uso mais estratégico dessas ferramentas, especialmente no que diz respeito à disponibilização de produtos e serviços aos seus clientes on-line.

Para acessar a pesquisa TIC Empresas 2017 na íntegra, incluindo tabelas completas de proporções, totais e respectivas margens de erro, bem como rever a série histórica, visite http://cetic.br/pesquisa/empresas/indicadores. Compare a evolução dos indicadores a partir da visualização de dados em http://data.cetic.br/cetic/explore?idPesquisa=TIC_EMP.