Apenas 14% dos brasileiros realizavam compras eletrônicas em 2006
Veículo: Segs
Data: 04/06/2007
Assunto: Indicadores
Segundo o estudo divulgado na última terça-feira (29), em 2005, este percentual somava pouco mais de 15%. E o número de pessoas vendendo ou divulgando produtos e serviços pela internet é ainda menor, 3,7%.
40,5% da classe A compraram
Considerando os internautas da classe A, o percentual dos que realizaram compras na rede chega a 40,5%, contra apenas 10,8% dos usuários da classe C que informaram ter adquirido bens e serviços pela internet.
Ainda de acordo com a NIC.br, os livros, revistas ou jornais continuam na lista dos produtos mais comprados pela internet (30%), seguidos por equipamentos eletrônicos (23,6%), filmes e músicas (20,8%) e computadores e equipamentos de informática (19,3%).
Apesar de a forma de pagamento mais comum ser o cartão de crédito (49,5%), um percentual significativo de internautas (39%) ainda utiliza boletos bancários.
9,2% tiveram problemas
Segundo a pesquisa, a proporção de indivíduos que tiveram problemas ao adquirir produtos pela rede ficou em 9,2% no ano passado, contra 7,5% em 2005.
No entanto, o principal motivo apresentado pelas pessoas que nunca compraram pela internet é a falta de interesse ou necessidade (43,45%). A preferência por realizar compras pessoalmente (39,2%) e a preocupação com problemas de segurança (19,9%) vieram em seguida.
Por fim, em 2006, 16,7% dos entrevistados declararam não confiar no produto que vão receber, percentual que cresceu significativamente em relação aos 4,2% informados um ano antes.