NIC.br

Ir para o conteúdo
13 NOV 2007

AL quer criar sua própria entidade para política de internet






Veículo: LatinoamerICANN
Data: 13/11/2007
Assunto: IGF

Entidades latino-americanas do terceiro setor, que participam do Internet Governance Forum (IGF Brazil 2007), no Rio, reuniram-se ontem, 11, antes da abertura oficial do evento, para discutir a criação de uma entidade autônoma, capaz de encaminhar as demandas que consideram relevantes para a internet na região. Entre elas, a redução dos custos de conexão à internet, principalmente pelo uso das redes internacionais.

idéia é ter uma IGF América Latina, a exemplo da IGF do Reino Unido, que já foi constituída e reúne sociedade civil, empresas e governo. No caso latino-americano, contudo, a iniciativa envolve, até o momento, apenas organizações não-governamentais, e pretende integrar os diferentes países para fortalecer as ações na direção da defesa da redução dos custos de rede, do combate ao recrudescimento dos direitos de propriedade sobre conteúdos digitais, entre outros itens.


O diretor da Rede de Informações para o Terceiro Setor (Rits), Carlos A. Afonso, que participou do encontro latino-americano, destaca que Estados Unidos, Europa e Austrália negociam os custos internacionais de rede numa câmera multilateral, segundo ele, como acontece há anos na telefonia. Os demais países, no entanto, especialmente os mais pobres (como os da África e da América Latina), excluídos desse mecanismo, pagariam então os preços mais caros. A futura IGF América Latina quer organizar as posições latino-americanas a serem levadas aos fóruns internacionais e pressionar internamente os países para a implementação de políticas.


No Brasil, uma das ações buscaria velocidade na política nacional de banda larga. Ou seja, mais uma instância política, e independente do Comitê Gestor da Internet, onde, apesar da representatividade da sociedade civil, ainda há forte influência governamental. A reunião teve a presença de Raimundo Beca, do Chile, membro do Icann, escolhido pelo comitê de nomeação, Sebastian Bella Gamba, da coordenação regional latino-americana da Isoc, Fernando Barrio, da AlfaRede, Pablo Acosto, do Uruguai, e Valeria Bettacourt, do Equador. Além dos representante s do Itamaraty e da Cepal, pouco entusiastas da proposta. Novo encontro deve ocorrer na quarta-feira, durante o Grulac-Grupo de América Latina e Caribe, no IGF Brazil, no Rio