NIC.br

Ir para o conteúdo
14 MAR 2008

Acesso à banda larga atinge 50% dos domicílios no Brasil






IT Web - 14/03/2008 - [ gif ]
Assunto: Indicadores

De acordo com o NIC.br, falta de habilidade é principal motivo declarado que leva o brasileiro a não usar a internet

Em mais um novo balanço, o crescimento da venda de computadores residenciais justifica o avanço no uso da internet no País. De acordo com dados da 3a Pesquisa Sobre Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil, a TIC Domicílios 2007, apresentado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br, as conexões em banda larga já estão presentes em 50% dos domicílios brasileiros, porém 42% ainda acessam a rede principalmente por modem tradicional via acesso discado.

O acesso à internet em centros públicos de acesso pago (internet cafés, lanhouses etc) saltou de 30% em 2006 para 49% em 2007, passando à frente do uso em domicílio, que se manteve estável em 40%.

Em 2006, a conexão dial-up era predominante, com 49%, enquanto a banda larga representava 40% dos tipos de acesso domiciliar. O crescimento da banda larga no período foi, portanto, de 10 pontos percentuais.

Hoje, os PCs estão presentes em 24% das residências brasileiras, o que representa aumento de 4 pontos percentuais em relação a 2006. O resultado mostra que os programas de inclusão digital que facilitam a compra de micros pela população por meio do aumento de financiamento e da isenção de impostos estão surtindo efeito.

Entre as principais atividades desenvolvidas na Internet em 2007 destacaram-se as ações relacionadas à comunicação, lazer e busca de informações online, que foram realizadas por quase 90% dos internautas brasileiros. Na comunicação, a internet foi usada principalmente na troca de e-mails (72%), na participação em sites de relacionamentos, como o Orkut (64%), e no envio de mensagens instantâneas (55%).

Inclusão digital

Segundo Mariana Balboni, gerente do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), os fatores socioeconômicos e as desigualdades regionais ainda são os principais determinantes do acesso à internet no Brasil: quanto maior a renda e a escolaridade, maior o acesso; regiões mais ricas têm mais acesso. Ou seja, a exclusão digital continua acompanhando a exclusão social no País.

O crescimento mais expressivo se deu em domicílios cuja renda está entre 3 e 5 salários mínimos, nos quais a penetração passou de 23% para 40% no período, e que são justamente o foco de programas como o Computador para Todos, do Governo Federal. E pela primeira vez, mais da metade da população brasileira com mais de 10 anos (53%) informa já ter usado um computador.

O principal motivo declarado que leva o brasileiro a não usar a internet é a falta de habilidade (55%), reforçando que a posse do equipamento não é pré-requisito para o uso. Outros motivos mencionados são a falta de necessidade ou interesse (39%) e a falta de condições de pagar o acesso (31%).

O estudo foi realizado entre os meses de setembro e novembro de 2007 e investigou 17 mil domicílios na zona urbana, entrevistando pessoas com 10 anos ou mais, nas cinco regiões do País.