NIC.br

Ir para o conteúdo
09 FEV 2017

“ABRINT na Estrada” chega a Belém com palestras sobre tributação e planejamento no setor de Telecom


Administradores - 09/02/2017 - [gif]


Assunto: IPv6

O evento reunirá associados, empresários e provedores regionais e terá como objetivo discutir o cenário atual de internet e o mercado de Provedores Regionais, destacando assuntos como tributação, gestão e planejamento.

No próximo dia 14, a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRINT) realizará em Belém (PA) a sexta edição do ABRINT na Estrada. O evento reunirá associados, empresários e provedores regionais e terá como objetivo discutir o cenário atual de internet e o mercado de Provedores Regionais, destacando assuntos como tributação, gestão e planejamento.

De acordo com dados da Anatel, o estado do Pará é o 16º do país em acesso à internet. Os números de 2016 mostram avanço em relação aos de 2015, mas mesmo assim refletem o longo caminho que o estado ainda terá para a universalização da banda larga. Segundo a pesquisa, o ano passado registrou cerca de 3 milhões de acessos, um avanço de 10% quando comparado a 2015. No entanto, o crescimento ficou abaixo da média da região Norte, que atingiu 14,7%.

Já o PNAD 2015, última versão divulgada pelo IBGE, aponta que apenas 44,2% dos domicílios particulares do Pará utilizaram a internet em 2015. Desse total, apenas 33,4% tiveram acesso a banda larga fixa - o que reforça a necessidade de investimento em provedores regionais para a expansão da rede de conexão.

Além de discutir esses pontos, o ABRINT na Estrada promoverá palestras sobre o setor. Alan Silva Faria, consultor jurídico da ABRINT, falará sobre compartilhamento de infraestrutura de Telecom. Os principais pontos abordados serão os problemas referentes às concessionárias de energia no uso de fixação dos postes e o compartilhamento de faixas de domínio. Já a advogada Daniele Frasson apresentará modelos tributários que podem ser adotados pelos provedores depois de traçar um panorama do cenário atual do setor no país.

“O ABRINT na Estrada começou em 2015 com o intuito de levar as principais discussões sobre o setor para mais perto dos associados. Essa foi uma maneira que encontramos de fomentar a capacitação dos provedores regionais e avançar no sentido da universalização da banda larga no país, o que tem influência direta no desenvolvimento econômico e na melhora da qualidade de vida da população”, afirma Erich Rodrigues, presidente da ABRINT.

No dia seguinte (15), os participantes terão a oportunidade de participar de um minicurso introdutório sobre o IPv6, a versão mais atual do protocolo de Internet. O curso irá abordar a necessidade da implantação, bem como o status de adoção no Brasil e as principais diferenças técnicas em relação ao IPV4, com foco no endereçamento e planejamento de redes. O evento acontecerá em parceria com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

O Abrint na Estrada é gratuito para associados. Outras empresas também podem participar pagando a taxa de R$ 25,00. Para obter mais informações e realizar a inscrição, acesse: credencial.imasters.com.br/abrint-na-estrada-belempa