NIC.br

Ir para o conteúdo
27 AGO 2007

A tecnologia certa para sua empresa






Veículo: O Estado de S. Paulo - Caderno Link
Data: 27/08/2007
Autores: Cinthia Toledo e Filipe Serrano
Assunto: Indicadores

Ao montar seu pequeno negócio, surge a dúvida: como montar uma infra-estrutura tecnológica eficiente e barata?

Em uma época em que o emprego tradicional está cada vez mais raro, profissionais das mais diversas áreas estão se unindo em pequenos times, bem enxutos, flexíveis e especializados. Na hora de montar um pequeno escritório ou empresa, uma das primeiras dores de cabeça é como utilizar a tecnologia a seu favor, sem gastar muito mas com eficiência.

Muito além de só interligar computadores em rede, existem diversas soluções hi-tech para cada perfil de empresa, que tornam o trabalho mais ágil, fácil e ainda reduzem os gastos.

Na área de hardware, é possível substituir os cabos que ligam os PCs por uma rede sem fio (Wi-Fi), evitando reformas ou fios poluindo visualmente o ambiente. Também dá para economizar com os chamados "computadores virtuais": cada funcionário tem, em vez de um PC normal, uma estação de trabalho ligada a uma máquina central, evitando mais gastos com softwares e manutenção.

Já para quem faz interurbanos ou chamadas internacionais, uma boa solução é trocar o telefone comum por ligações via internet (VoIP). Para isso, você vai precisar de uma conexão de banda larga e os provedores fornecem planos especiais para empresas.

Quem trabalha bastante na rua e usa muito o celular deve optar por planos corporativos das operadoras. Alguns cobram só uma mensalidade e os sócios ou funcionários podem falar à vontade entre os aparelhos cadastrados.

As advogadas Camila Werneck e Daniela Tourinho, que acabaram de abrir um escritório, acharam que, por enquanto, não era necessário investir na compra de um servidor (uma espécie de computador que centraliza a comunicação entre outros PCs) e montaram uma rede simples, com três computadores conectados diretamente à internet.

Também preferiram trabalhar com um software jurídico online, em que o banco de dados fica todo na internet e pode ser acessado de qualquer computador conectado à web. "A licença de um software jurídico que precisa ser instalado na rede do escritório é muito cara. Com a opção online, pagamos só uma mensalidade", diz Camila.

A última pesquisa do Comitê Gestor de Internet no Brasil, divulgada no final do ano passado, mostra que 99,29% das empresas nos setores pesquisados com 10 a 19 funcionários utilizam PCs e 92,69% têm acesso à web.

Outro estudo, de 2005, feito pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP e o Centro da Indústrias do Estado de São Paulo, mostra que as pequenas empresas usam 1,3% do orçamento com investimentos e gastos em tecnologia, mais até que as médias (0,6%) e grandes (1%).

Então, na hora de escolher como investir em equipamentos e softwares, é importante tomar as decisões certas, nem mais nem menos, para usar bem os recursos. Nesta edição, o Link dá uma série de dicas sobre PCs, telefonia, segurança, softwares, etc. para quem precisa montar uma infra-estrutura de tecnologia boa, sem gastar muito.

"Tem empresa que usa mal os recursos tecnológicos e desperdiça ferramentas importantes para seu funcionamento e a tomada de decisões", diz o consultor em tecnologia do Sebrae-SP, Jorge Luiz Pereira.