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26 MAI 2008

A internet mais próxima das pequenas...






B2B Magazine - 26/05/2008 - [ gif ]
Autor: Mário Firmino
Assunto: Indicadores

A partir de maio poderão ser registrados domínios comerciais (.com.br) apenas com apresentação do CPF. Antes era necessário CNPJ para o registro. Essa mudança deve facilitar a vida de empreendedores com atividades comerciais, mas sem empresa formal. Um grande avanço na desburocratização para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs), mas também uma porta aberta para fraudes.

Em março de 2008 o comitê gestor da internet (www.cgi.br), atendendo a uma demanda cada vez mais crescente no mercado, liberou o registro dos domínios ditos comerciais para pessoas físicas em geral. A implantação dessa medida deve acontecer a partir de maio, para que os sistemas e sites possam ser adaptados à nova regra.

Nos Estados Unidos, por exemplo, qualquer brasileiro pode registrar um domínio comercial. Essa liberdade fez com que no mundo virtual, dos sites e home pages, o inconsciente coletivo incorporasse o termo .com, leia-se "ponto com", ou .com.br, no caso do Brasil, como sinônimo de presença na internet.

Dessa forma, o que era comum lá fora se tornou um problema por aqui. A partir de agora fica mais fácil a uma PME ou empreendedor registrar na internet o nome relacionado à sua empresa a uma idéia ou mesmo a um empreendimento que está no início.

Apesar de existir outros tipos de domínios, nos quais apenas o CPF seja necessário, os comerciais são maioria no Brasil e nos Estados Unidos a maioria é .net. Aqui só os .com.br representam 92% do total de registros ativos.

Muitas PMEs e mesmo empreendedores utilizam o CNPJ de seus provedores para registrar domínios .com.br, mas isso gera uma série de problemas para o dono do domínio na hora de trocar seu site para outro fornecedor de hospedagem. Na nova regra, o dono registra seu domínio e pode mudá-lo para o hospedeiro que lhe ofereça uma melhor condição.

Se por um lado temos os benefícios de pouca burocracia, baixo custo e liberdade, na outra ponta abre-se uma porta para que "laranjas" passem a executar aqui uma prática comum no exterior, que é o registro de nomes com intenção de vendê-los para seus donos de fato. O comitê gestor da internet, na prática, tem lidado bem com questões administrativas envolvendo domínios comerciais na era CNPJ; com essa mudança situações como essas devem aparecer com maior freqüência.

O custo para uma PME registrar e manter um domínio ativo com uma página simples publicada na rede, se ela soubesse como fazer, custa menos de R$ 100 por ano. É preciso esperar para ver como o mercado vai se comportar, mas com certeza é uma grande oportunidade de inserção digital para as PME.

Muito domínio aos pequenos!